JUNINAS AO LONGO DESSES 50 ANOS:
https://www.youtube.com/watch?v=V4TezSGEisI
UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA
A escola foi construída no ano de 1970, numa praça de 5.463,75 m².
Criada e denominada pelo Decreto Municipal nº 1688 de 03 de julho de 1970 e sancionada pelo então Prefeito do Município, Dr. Dalton Fonseca Paranaguá,sendo Secretário Municipal de Educação, o Professor Manoel Barros de Azevedo. Aescritura pública foi lavrada nas folhas 103 no livro nº 169-N nas notas do 2º Ofíciolocal em 09 de outubro de 1973.
A Escola recebeu o nome de Maria Carmelita Vilela Magalhães, em homenagem à professora, funcionária pública municipal, que faleceu em acidente automobilístico, no dia 09 de janeiro de 1970.
No início de seu funcionamento contava apenas com três salas de aula de madeira e dois sanitários de alvenaria. A primeira matrícula constou 170 alunos,terminando o ano letivo com 181 alunos, distribuídos em 02 turmas de cada série divididos em 03 períodos: manhã, intermediário e tarde. Já no ano seguinte, ou seja,
em 1971, foram construídas a sala de direção, sala de professores e a cantina, e no início de 1972, o pátio e os sanitários dos professores. Nos primeiros meses de funcionamento, S.E.C.M, era quem cuidava da parte administrativa e pedagógica, através do D.E.A.S. Posteriormente, foi nomeada a professora Carmela Hirata para ocupar o cargo de direção da Escola.
Com a criação da Assessoria das Associações de Pais e Mestres da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi oficializada a A.P.M desta escola em 1980.
De acordo com a Resolução nº 3237/93, Diretor Geral da Secretaria de Estado da Educação, autorizou o desenvolvimento do Projeto de Descentralização do Centro de Estudos Supletivos de Londrina, passando então a oferecer a Educação de Jovens e Adultos no período noturno a partir de 17 de junho de 1993,
iniciando com 03 salas de aula. No começo foi oferecido também para a comunidade.
Em 1997, a escola contava com quatro salas de aula e uma adaptada; uma sala pequena onde funcionava a direção, supervisão, secretaria e sala dos professores; quatro sanitários para os alunos; pátio calçado; uma horta; um galpão de reciclagem e uma casa para o caseiro.
Em 1999, na administração do Sr Antonio Cassemiro Belinati, foi demolida e iniciada a sua construção, ficando totalmente pronta em alvenaria em 2000. Sua distribuição ficou assim: 4 salas de aula, 1 biblioteca, 1 quadra esportiva polivalente cercada com alambrado, 1 banheiro masculino e 1 feminino amplos, sendo que
cada um possui 5 sanitários e 1 especial para deficientes físicos e com chuveiro, 1 cozinha, 1 depósito para merenda, 1 almoxarifado, 1 área de serviço, 1 refeitório, 1 estacionamento para carros,1 sala onde está subdividida em 2 banheiros para professores, 1 sala para a Supervisão, 1 sala para a Direção, 1 sala para
Secretaria; a casa do caseiro foi reformada e a escola foi toda murada com calçamento em volta.
Os trabalhos iniciaram-se no ano de 2000, apresentando a implantação de Educação Infantil pela Resolução 2090/2000, passando a denominar-se Escola Municipal “Maria Carmelita Vilela Magalhães”- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A Escola foi reinaugurada na então gestão do Sr.Jorge Scaff, no dia 07 de agosto de 2000.
Em 2008 iniciou a reforma e ampliação da escola sendo que atualmente contamos com: área de circulação, 1 secretaria, 1 sala de direção, 1 sala desupervisão, 1 sala de professores com 2 banheiros, 1 depósito de materialpedagógico, 1 sala de informática, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 depósito de alimentos, 1 banheiro de funcionários, 1 área de preparo, 1 depósito de material de limpeza, 1depósito de lixo, 1 pátio de serviço, 1 casa de gás, 10 salas de aula, 2 banheiros femininos, 2 banheiros masculinos, com 1 chuveiro em cada banheiro, 1 sala de contraturno, 1 depósito de material esportivo e almoxarifado (dividido com
armários), 1 sala de recursos 1 banheiro para portadores de necessidades especiais com 1 chuveiro adaptado, 1 pátio recreativo, 1 quadra poliesportiva coberta com 1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino, 1 biblioteca, 1 estacionamento de veículos e pátio de espera. A casa de madeira foi destruída para ampliação do estacionamento.
As atividades escolares não foram interrompidas durante a reforma e ampliação, sendo que várias adaptações físicas tiveram que ser implementadas para garantir a integridade física dos alunos.
A reinauguração da escola ocorreu em 09 de dezembro de 2009 com uma grande festa com a presença de autoridades e comunidade escolar.
Fonte: PPP da Escola Maria Vilela Magalhães. Londrina,2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário